Afortunado

Controle Financeiro Pessoal

Controlar e organizar-se financeiramente com poucos recursos

Há uma maneira bastante fácil e prática de organizar suas finanças pessoais. Para isso basta obter respostas para as seguintes perguntas : 1) Quanto eu realmente ganho por mês ; 2) Quanto gasto por mês; 3) Sobra ou falta dinheiro a cada mês ? Se você deseja organizar suas finanças, siga comigo. Você descobrirá como pode ser fácil o controle financeiro na sua vida.

como se organizar financeiramente com pouco recursos (entrada de dinheiro)

como se organizar financeiramente com pouco recursos (entrada de dinheiro)

1)Quanto realmente ganho por mês ? Para responder a esta pergunta muitas pessoas pensam no valor do seu salário bruto, isto é, sem levar em conta os descontos relativos ao INSS, imposto de renda na fonte, vale transporte, plano de saúde etc. que geralmente ocorrem sobre o salário bruto. A resposta adequada é a seguinte : SALÁRIO BRUTO MENOS DESCONTOS SOBRE O SALÁRIO RESULTA NO GANHO REAL MENSAL. Obtida a resposta para a pergunta nº1, vamos adiante.

2)Quanto gasto por mês ? Faça o seguinte, elenque os gastos que você toma conhecimento através de documentos que chegam mensalmente pelo correio (contas de luz, gás, telefone, IPTU, IPVA, faturas do cartão/cartões de crédito, boletos e carnês diversos) e considere também os gastos que ocorrem através do seu cartão de débito e os efetuados em espécie (com dinheiro vivo) que você leva no bolso, bolsa ou carteira. Tratam-se daqueles valores sacados no caixa eletrônico e usados para pagamentos de pequenas despesas (cafezinho, pão de queijo, balinhas, etc.).Tomar conhecimento de gastos que possam ser visualizados por documentos é bastante simples. Para conhecer adequadamente os demais você precisará dar mais atenção ao seu dinheiro e observá-lo bem e constantemente por pelo menos 30 dias.

Melhor ainda por 60 ou 90 dias. Portanto, mãos à obra. Use papel, lápis, caneta, caderno, caderneta, cadernetinha ou planilha no computador. Escolha um meio que funcione bem para você. Liste por 3 meses seguidos os seus gastos. ANOTE TUDO, do aluguel ou prestação do imóvel ao docinho, chocolatinho, sorvete… ANOTE TUDO MESMO ! Só assim você ficará sabendo para onde está indo o seu dinheiro todo mês. Possivelmente você vai se surpreender ! Agora que você já sabe a resposta da pergunta nº 2, prossigamos.

Até agora já abordamos dois pontos importantes para o controle financeiro : quanto ganho e quanto gasto.

3)Sobra ou falta dinheiro ao final de cada mês? Infelizmente, para uma grande parte dos brasileiros, falta dinheiro ao invés de sobrar. Isso porque eles (os brasileiros), de um modo geral, pouca ou quase nenhuma atenção dão ao dinheiro em si. Como não possuem informações, não se organizam, acabam gastando mais do que recebem. Mas, a boa notícia é que ao dar início à organização de suas finanças pessoais, ocorre uma melhora interessante. Vejamos.

Obtendo resposta às questões acima, você estará apto a montar seu ORÇAMENTO PESSOAL. Monte uma planilha (pode ser no caderno, caderneta, etc. lembra-se ?) com as seguintes colunas : DIA, REFERÊNCIA, CRÉDITO, DÉBITO, SALDO. Faça um passo a passo de tudo que entra e sai durante o mês (do primeiro dia ao último). Neste estágio você poderá se dar conta de que gasta muito e em muitas coisas supérfluas. Se for esse o seu caso, será uma excelente oportunidade para fazer novas escolhas optando por gastar de forma mais eficaz o seu rico dinheiro, melhorando o seu CONTROLE FINANCEIRO em geral.

Se você por acaso estiver com as contas “no vermelho”, faça um esforço para que elas fiquem “no azul”. Se estiverem “no azul” mas sem sobras, trabalhe para que haja sobras e inicie uma poupança. Se estiverem “no azul” e com poupança, parabéns ! Basta ampliar sua capacidade de poupar e investir. Poupe mais e com foco nos seus sonhos e objetivos a atingir. Isso torna mais fácil a conquista.

Fonte: http://www.dinheirointeligente.com.br/website/artigo.asp?id=19048&cod=1741&idi=1

One thought on “Controlar e organizar-se financeiramente com poucos recursos”

  1. Fernando disse:

    estamos esperando mais artigos!

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*